Twittermania: o desafio de criar um twitter corporativo

Não é novidade que o Twitter virou mania. Com 6 milhões de usuários no mundo, a ferramenta de microblogs já é mais popular que o Facebook na rede brasileira. A matéria de capa da revista Época sobre o twitter, na edição do último 14 de março, traça um panorama do uso dessa ferramenta e inclui a opinião de vários personagens. Mas a grande discussão no mercado de comunicação corporativa é: quando e como criar um twitter corporativo?

Não adianta abrir um twitter institucional sem antes ter muito claro o que falar e com quem falar. Por experiência própria, quando o internauta faz o seu cadastro e começa a seguir muita gente começa a não prestar muita atenção nas discussões. São muitas opiniões para acompanhar e grande parte nem tem relevância em sua vida… Depois acaba afunilando um pouco, seleciona aqueles a quem quer seguir. Então aí está o ponto: abrir um canal com dados relevantes para o público-alvo.

O vídeo Twouble with Twitters ilustra de uma maneira muito divertida o que acontece na maioria das vezes nesse ambiente: são muitas pessoas falando para ninguém. Nós, aqui da Trama, também estamos vivendo essa fase. Além de alimentar o Twitter de alguns clientes, na Trama temos um twitter da agência para divulgar as novidades dos nossos clientes para a imprensa. Mas, na base da tentativa e erro ainda estamos tentando obter respostas para algumas questões como os jornalistas que estão cadastrados e já recebem tanta notícia das empresas estão lendo de fato? Será que essa não é uma ferramenta para atingir mais o público final? Assim como grande parte do mercado brasileiro, ainda estamos em fase de experimentação. Minha impressão é que antes de começar a direcionar tempo da equipe para a alimentação dessa ferramenta vale traçar um bom diagnóstico e desenvolver um projeto editorial. Diminui o risco de fazer bobagem, diminui as chances de investir dinheiro sem obter retorno. E profissionais de comunicação ainda são os profissionais mais habilitados para esse levantamento e um possível projeto editorial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s